FAMA 2018

60% do lixo plástico nos oceanos é descartado por 5 países asiáticos

14 de novembro lixo Exame.png

Crédito: foto - Exame

60% do lixo plástico nos oceanos é descartado por 5 países asiáticos

Falta de aterros sanitários apropriados e aumento de consumo desses lugares têm contribuído muito para o aumento de resíduos nos mares do mundo

China, Indonésia, Filipinas, Tailândia e Vietnã descartam 60% dos resíduos de plástico encontrados nos mares do mundo hoje, aponta o relatório da ong americana Ocean Conservancy, divulgado hoje.

Apesar da porcentagem alta demais para países pequenos, a China representa uma fatia bem alta do total descartado.

A grande questão é que, em todos os cinco, apenas 40% do lixo é recolhido hoje. Em toda a Ásia, ele é muitas vezes empilhado em lixeiras comuns e arrastados pelo vento para o mar.

Aliado a essa falta de aterros sanitários apropriados, o crescimento da economia desses lugares tem levado as pessoas a consumirem mais e gerar mais descartes.

De acordo com o estudo, apenas 5% de todo o lixo plástico despejado no mar flutua nos mares, enquanto os outros 95% estão submersos nos oceanos, destruindo vidas marinhas e o ecossistema.

O problema é uma questão de preocupação mundial, alerta o relatório.

“Neste ritmo teremos quase uma tonelada de plástico para cada três de peixes em nossos oceanos até 2025”, disse Nicholas Mallos, diretor do programa de detritos marinhos da Ocean Conservancy, ao Business Insider.

Um número impensável e de consequência drástica para tanto para a economia quanto para o meio ambiente mundial. 

fonte: Exame

PARTICIPE DO FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA – FAMA 2018

O FAMA 2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água – será realizado em março do próximo ano, em Brasília. Será um grande encontro com o objetivo de unificar internacionalmente a luta contra a tentativa das grandes corporações de se apropriarem de reservas e fontes naturais de água e de outros serviços públicos. O FAMA se organiza em contraposição ao Fórum das Corporações – autodenominado 8º Fórum Mundial da Água.

. Leia o Manifesto do FAMA e o Chamamento aos Povos
.
Participe com suas ideias para a construção do FAMA
. Acompanhe
Agenda de eventos e atividades
.
Conheça aqui as entidades que integram a Coordenação Nacional do FAMA